Thursday, June 07, 2007

UMA PERGUNTA QUE MERECE RESPOSTA

NOITES DA EURÁBIA

Aconselha-se a leitura de um artigo com o título de Eurabian Nights, disponível no Portolani Special. A autora é Srdja Trifcovic, encarregada de assuntos nacionais na revista Chronicles. A autora descreve a lamentável situação existente em zonas da França, da Holanda, da Suécia, da Noruega e da Inglaterra onde estabeleceram-se significativas comunidades de muçulmanos. O artigo não trata do problema do terrorismo mas sim da reivindicação da aplicação da lei corânica, a sharia e das reacções das autoridades locais.

A pergunta que devemos enfrentar é: qual seria a reacção dos portugueses se (ou quando) tivermos que encarar semelhante situação?

Há quem pensa que em Portugal nunca iremos chegar ao tipo de situação descrito por Trifcovic. O que nos salva neste momento é sermos um país com menos atractivos para imigrantes de que as zonas do norte da Europa. Mas atenção! Esta situação já está a mudar. Os bem-pensantes não querem a discussão do assunto. Acham que se trata de uma questão delicada. A verdade é que há muito medo e também muitos interesses involvidos. E, também, muitos idiotas úteis. Calam os que querem um livre debate com o chavão de 'racista', 'xenófobo' e outras ofensas tão estúpidas como irrelevantes.

O artigo de Trifcovic constitui uma verdadeira alerta e merece toda a nossa atenção.