Sunday, September 03, 2006

FRUTOS DE BROWSING

Uma Voz Essencial

Ao passear pela blogoesfera encontrei hoje por puro acaso o site www.avozportalegrense.blogspot.com.
Bonito, muitas imagens e documentos com imenso interesse sobre um passado recente português. Pode-se ou não simpatizar com alguns dos autores focados, o que é certo é que o site é tudo menos politicamente correcto. Pode ser o que alguns chamam saudosista. Infelizmente muita gente não tem a mínima ideia da produção intelectual que havia durante a vigência do antigo regime, isto é, ignora uma grande parte da história do século vinte português. As diversas oposições ao salazarismo encarregaram-se de re-escrever a história, ou por vezes até mudá-la ou distorçá-la.

Felizmente os tempos são outros e o mundo do blog abriu novas e excitantes espectativas. Este site preenche muitas lacunas.

Um pequeno exemplo pessoal: sõ agora é que descobri no site da Voz Portalegrense do dia 23 de Julho deste ano, não só uma referência mas também a imagém da capa do meu livro sobre os últimos meses de Humberto Delgado . A falta de publicitação e as falhas na distribuição, quando apareceu em 1998, de Misérias do Exílio constituem uma história exemplar de como as esquerdas hoje fazem a sua censura.
Aconteceu também com o meu O Bando de Argel, embora este não foi totalmente silenciado. Nos primeiros anos após o 25 de Abril, apesar de toda a repressão que então havia, a imprensa era menos monolítica e havia alguma possibilidade de debate.

Com certeza o facto de As Misérias do Exílio ser mencionado na Voz Portalegrense e de eu louvar este site irão me valer (mais uma vez) do epíteto de salazarista. Não o mereço. Quem não acredita pode ir ao Google e inserir o nome de Patrícia McGowan Pinheiro. Ficará surpreendido ao encontrar Oldest Ally: A Portrait of Salazar's Portugal, publicado em Londres em 1961. O livro não ganhou as simpatias do regime: durante onze anos foi-me proibida a entrada em Portugal.

Hei de voltar a este tema das censuras contemporâneas noutra ocasião.

Entretanto os meus parabens para A Voz Portalegrense e Bem Haja!

Patricia Lança