Saturday, May 26, 2007

FEMINISMO E A FAMÍLIA


DOWN WITH THE FEMINAZIS

Portolani Special publica hoje um artigo com este título que apareceu pela primeira vez na Salisbury Review de Junho de 1994. Julgo que apesar de todos os anos passados desde então, o artigo continua actual. No fundo, como explico nos últimos parágrafos, é a família que está em causa. E hoje a família está mais ameaçada do que nunca. Muitos liberais mostram-se avessos à qualquer protecção estatal (fiscal ou outra) da família. (Ver o artigo no Público de hoje de João Madeira.) Percebe-se a desconfiança. No entanto estamos perante dois problemas de difícil resolução sem intervenção e apoio estatal hoje.

  1. O sério enfraquecimento como instituição da família na Europa.
  2. O colapso demográfico que acompanha este enfraquecimento.

Com o agravamento deste último fenómeno e as suas consequências económicas para a segurança social (privada ou estatal), começa-se a antever uma situação em que o ‘nanny State’ venha a tornar-se ainda mais poderosa numa desesperada e possivelmente totalitária tentativa de salvar a sociedade.

É altura de meditar seriamente sobre este assunto e deixarmos de nos refugiar em fundamentalismos dogmáticos.

‘Down with the Feminazis’ tenta abordar a questão da família e da mulher de um ponto de vista histórico. Acho que será nesta óptica que devemos também encarar os problemas actuais. Nota-se que os argumentos utilizados no texto são pragmaticistas (no sentido usado por Charles Sanders Peirce) e não há referência a juizos morais, tão polémicos neste campo.

Ler o artigo em Portolani Special: www.portolanispecial.blogspot.com


Friday, May 25, 2007

ISRAEL AND INTERNATIONAL LAW

O Médio Oriente está cada vez mais perigoso. O Irão contesta o direito de existir de Israel e ameaça a destruição da única democracia nesta região. A esquerda europeia e mais uns idiotas úteis entram no coro cuja má fé é evidente para quem tem olhos para ver e cerebro para pensar.
Melanie Phillips, mais uma vez, fornece elementos preciosos para elucidar esta questão. Ver o seu artigo na integra em:

www.portolanispecial.blogspot.com

APRESENTAÇÃO DE PORTOLANI SPECIAL

Nesta nova fase os leitores terão a possibilidade de acesso imediato a muitos dos artigos referidos sem procurar URLs. Portolani agora tem um site dedicado à publicação na integra de textos importantes cujo tamanho pesaria demasiado na main page. Agora poderão aceder de imediato ao site de Portolani Special, um suplemento dedicado, onde encontrarão documentos e referências importantes. Ver:
www.portolanispecial.blogspot.com

EXPLICAÇÃO E PEDIDO DE DESCULPAS

BOM DIA!

Depois de mais de cinco meses de silêncio, PORTOLANI recomeça a dar notícias.
A longa pausa deve-se às minhas dificuldades no acesso à Internet. Custos da interioridade e desse deserto que certo ministro considera existir no Alentejo.

Veio a chuva e já náo há deserto. Recorri à tecnologia 'wireless' e bye-bye os não-existentes serviços do Sapo, TVCabo e outros que prometem e não cumprem.
Finalmente resolveu-se o problema e vamos ao trabalho.

Irei recuperar alguns dos textos já publicados n'O Insurgente e Causa Liberal mas vem aí muita coisa nova. Alguns textos em português, outros em inglês, e se Monsieur le Président Sarkozy se portar bem, talvez em francès.

Não abandono os outros blogues. Mas como este é só meu, aqui vou sentir-me à vontade para bater mais forte nos adversários sem comprometer ou embarraçar os colegas.